1 de março de 2008

GOL com nova promoção: seria o início de uma guerra tarifária?

A partir deste final de semana (01 e 02 de março), a GOL iniciou uma promoção chamada "Um trecho grátis", ou seja, na compra de passagens de ida e volta, um dos trechos é grátis. O regulamento da promoção encontra-se no site da companhia: www.voegol.com.br.

Na busca pelos locais para onde se consegue obter um dos trechos de graça, observa-se que os destinos para os quais um dos trechos é de graça são aqueles atendidos também pela Webjet e OceanAir. Assim, essa mais nova promoção parece ser uma reação da GOL contra os baixos preços praticados pela OceanAir e, principalmente pela Webjet, em mercados até então divididos apenas com a TAM.

Por exemplo, com partida do Rio de Janeiro (Galeão), no dia 25/03 para Porto Alegre, com retorno no dia 05/05, o trecho de ida na GOL é de graça para os seguintes horários de partida: 03:40; 08:00; 09:50;10:00; 15:15;15:25; 16:10; 17:30; 18:30 e 21:15, já para a volta, a tarifa mais barata sai por R$ 259,00 partindo às 14:50 de Porto Alegre. Pela Webjet, o menor preço de ida, no mesmo dia, sai por R$ 235,00 partindo às 15:05 do Galeão, e o retorno também sai por R$ 235,00 em qualquer das cinco opções de horário disponíveis. A tarifa mais baixa ficou com a OceanAir, que cobra R$ 209,00 pela ida em dois horários: 15:05 e 21:40; e o mesmo preço pela volta em três horários: 06:10; 06:20 e 09:50. Pela TAM, a tarifa mais barata disponível sai por R$ 369,50 para dez horários diferentes e para a volta a tarifa mais barata disponível também sai pelo mesmo preço para treze vôos.

Pesquisando vôos para datas mais recentes, como por exemplo, com partida dia 10/03 do Galeão para Curitiba e retorno no dia 13/03 pela Webjet, a tarifa de ida sai por R$ 159,00 para os três horários disponíveis para aquele dia: 08:00; 15:05 e 19:10. A volta sai pelo mesmo preço também em três horários: 08:45; 12:00 e 16:55. Pela OceanAir, a ida fica em R$ 185,00 no único horário oferecido: 14:55; a volta sai por R$ 165,00 também num único horário: 12:45. Já na GOL, a menor tarifa da ida sai por R$ 235,00 nos seguintes horários: 08:00; 09:50; 17:10; 19:00 e 21:15; e a volta sai de graça para os seguintes horários: 08:00; 09:10; 10:00;16:20; 19:15 e 21:00. Pela TAM, a tarifa mais barata disponível sai por R$ 289,50 tanto para a ida quanto para a volta, através da oferta de sete vôos na ida e de quatorze vôos na volta.

Para a rota Galeão-Brasília, também com partida dia 10/03 e retorno em 13/03, a Webjet oferece apenas um vôo, que sai às 10:35 do Galeão, cobrando uma tarifa de R$ 179,00; na volta, o valor da tarifa é o mesmo, com um vôo que sai às 12:50 de Brasília. A OceanAir também só oferece um vôo com saída às 09:00 cobrando R$ 229,00 e a volta também pelo mesmo preço, com saída somente às 18:55. A GOL, por sua vez, cobra R$ 304,00 pela menor tarifa de ida em sete diferentes horários e oferece a volta de graça também em sete diferentes horários. Pela TAM, a menor tarifa disponível sai por R$ 349,50 tanto na ida (em 14 vôos) quanto na volta (em 21 vôos).

Para a rota Galeão-Confins(Belo Horizonte), também com partida dia 10/03 e retorno em 13/03, a Webjet oferece apenas um horário: 06:00 na ida, por R$ 92,00, e às 23:10 na volta pelo mesmo preço. De acordo com o site da Webjet, essa tarifa é promocional. A OceanAir não tem vôos para essa rota. Já pela GOL, a tarifa mais barata para a ida é de R$ 226,00 em sete opções de horários e a volta é de graça também para sete horários diferentes. Nesta rota, e com sua tarifa promocional, ainda sai mais barato ir e voltar de Webjet (total ida e volta sem as taxas: R$184,00) do que ir e voltar de GOL ganhando um trecho de graça (total: R$ 226,00 sem as taxas), ou seja, pela Webjet, o passageiro terá uma economia de 18,58%. Pela TAM, dentre suas oito opções de horários na ida e dez na volta, consegue-se pagar R$ 189,50 na ida em dois horários diferentes; na volta tem apenas um horário pelo mesmo valor. Nesse caso, mais uma vez, tanto a GOL quanto a TAM têm a vantagem de ofertar um número bem maior de horários.

Esses são alguns exemplos, ou seja, pegando as principais rotas da Webjet e da OceanAir, para se comparar com a GOL. Nessas pesquisas realizadas, fica evidente uma disputa mais acirrada iniciada pela GOL por esses mercados, o que dá indícios de uma guerra tarifária, pelo menos dentro do período da referida promoção. Os preços da GOL, nos exemplos dados, estão mais altos de 10,21% a 145,65% do que os preços oferecidos pela Webjet. Isso pode significar que, ou a Gol é apenas uma empresa low cost, ou seja, está longe de ser também uma low fare - sendo inclusive alvo de críticas por parte de David Neeleman (fundador da jetBlue) ao dizer que o lucro da GOL está muito alto para uma empresa que se considera low cost/low fare - ou a Webjet está praticando preços muito baixos, operando com prejuízo. Eu, particularmente, não acredito nesta última hipótese, afinal, a CVC turismo, maior operadora de viagens da América Latina e dona da Webjet, não iria comprar uma companhia aérea para perder dinheiro.

Uma vantagem da GOL , quando comparada com a Webjet e OceanAir, é o seu grande número de horários nas suas principais rotas. A vantagem da Webjet, por sua vez, é operar parte dos fretamentos da CVC, a qual precisa fretar cerca de 150 aviões por semana, dependendo muito da aviação. Talvez essa seja uma explicação para os seus reduzidos preços quando comparados aos da GOL, pois a maioria dos assentos de um vôo, por exemplo, já estão vendidos para a CVC, e o restante dos assentos podem ser vendidos por um preço menor do que o praticado pela concorrência. Na verdade, a compra da Webjet foi uma forma da CVC resolver, pelo menos em parte, o problema de ficar nas mãos de apenas duas companhias como a TAM e a GOL, principalmente após a falência da Transbrasil e Vasp, e da enorme redução da Varig.

Uma coisa é certa, a GOL tem poder de fogo suficiente para defender seus mercados e atrapalhar os planos de crescimento da Webjet e da problemática OceanAir. Será que a TAM vai entrar nessa disputa também? Afinal, os preços da TAM, em sua maioria, são os mais altos para os mesmos trechos pesquisados acima, sendo que uma de suas vantagens, assim como a GOL, é também a grande quantidade de horários ofertados para as suas principais rotas.

Nenhum comentário: