15 de março de 2008

Bauru tenta manter vôos comerciais

A Associação Comercial e Industrial e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Bauru, vão protocolar na segunda-feira ações civis públicas onde pedem liminares para a manutenção dos vôos comerciais no aeroporto local a partir do próximo dia 25, quando a Pantanal - única operadora do aeródromo - será impedida de voar. A empresa não poderá voar porque deixou de apresentar documentação de regularidade fiscal exigida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A decisão de recorrer à justiça foi tomada em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (Coder), realizada ontem, e defenderá o interesse publico e o direito constitucional de mobilidade humana através do transporte aéreo. Conforme o empresário Domingos Malandrino, diretor do Ciesp, a ação começa por Bauru e deve envolver Marilia, Presidente Prudente e Araçatuba, as outras praças cujos aeroportos também ficarão ociosos se a Pantanal for obrigada a parar e não houver outra empresa para assumir suas linhas.

O representante local da companhia aérea tem dito que o departamento jurídico da empresa está trabalhando em busca de uma solução que poderá ser anunciada nos próximos dias. Consultada, a ANAC afirma categoricamente que a empresa perdeu todos os prazos para apresentar a documentação e terá de parar.

Em Presidente Prudente, a GOL já opera vôos partindo também de Congonhas, chegando em Prudente às 22:10 e partindo para Congonhas às 05:50. Já para as outras cidades, apenas a PANTANAL opera vôos regulares a partir de São Paulo. Haverá também problemas para os passageiros da TAM que fazem conexão em Congonhas para os destinos do interior de São Paulo operados pela PANTANAL. A PANTANAL possui um acordo para transportar os passageiros da TAM, a partir de Congonhas, para Marília, Bauru e Presidente Prudente. Pelo site da TAM, ao se escolher partir de Congonhas para qualquer dessas cidades do interior paulista, com retorno dia 25/03/08 (data na qual a PANTANAL não poderá mais operar), aparece a seguinte mensagem: Não existem vôos disponíveis para esta data e período ou todos os vôos estão lotados. Uma solução imediata para não haver transtornos principalmente para os passgeiros da TAM e para não deixar as cidades de Bauru e Marília sem vôos regulares a partir da capital, seria designar aviões da TOTAL e/ou da TRIP, que aliás são do mesmo modelo dos da Pantanal, para assumir essas rotas, uma vez que a TRIP e a TOTAL já possuem acordos de conexões com a TAM nas rotas da região norte. Mas isso dependerá, claro, da disponibilidade de aviões por parte da TRIP e TOTAL até que as mesmas pudessem incorporar novas aeronaves ou até mesmo a frota de seis aviões ATR-42 da PANTANAL.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: