15 de março de 2008

Infraero poderá ser multada por irregularidades

A fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nos aeroportos no mês de janeiro, batizada de Operação Hora Certa, encontrou centenas de irregularidades praticadas não apenas pelas companhias como também pela Infraero. E como as empresas, a estatal responsável pela administração dos aeroportos também poderá ser multada.

Segundo fontes do setor, algumas irregularidades cometidas pela Infraero geraram autos de infração. Caso as defesas a serem apresentadas pela Infraero no processo administrativo não sejam aceitas, a estatal será multada - pela primeira vez desde a criação do órgão regulador.

Dentre as irregularidades de responsabilidade da Infraero e que contribuíram para os atrasos está desde uma marcação deficiente na pista do aeroporto de Brasília até problemas com pessoal. No dia 26 de janeiro, por exemplo, um vôo da Gol atrasou porque o fiscal da Infraero que libera o push back (movimentação da aeronave pelo trator, de ré, para dar partida) ausentou-se por 5 minutos do local.

De acordo com a agência, alguns autos de infração foram aplicados às empresas e à Infraero durante a fiscalização nos aeroportos. Outros tantos deverão ser aplicados com a conclusão das análises de todos os 380 relatórios produzidos pelos fiscais entre os dias 21 e 29 de janeiro. Esta foi a primeira “blitz” realizada pela agência desde sua criação em 2005.

Fonte: Agência Estado.

Nenhum comentário: