23 de março de 2008

TAM deixa de operar em Maringá


Conforme publicado pelo jornal Gazeta do Povo, a TAM
Linhas Aéreas encerra neste domingo (23) suas operações em Maringá, no Noroeste do Paraná. Os cerca de 300 passageiros diários da empresa correspondiam a 40% do movimento do aeroporto e por mais da metade das operações das 38 agências de turismo maringaenses, segundo estimativas da direção do terminal Silvio Name Júnior e da Associação Maringaense das Agências de Viagens (Amav). Agora, representantes da economia local e a direção do aeroporto se mobilizam para encontrar uma solução para reduzir o impacto da saída da companhia. "Estamos tentando colocar, ao menos, mais um vôo de manhã para São Paulo", anunciou o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio.

Os últimos dois vôos operados pela TAM em Maringá partiram neste domingo: um às 6 horas, para Guarulhos (SP), e outro às 15h15, para Curitiba. Marcos Valêncio conta que negocia a oferta de uma linha por uma nova empresa aérea, e discute com as outras duas que já operam na cidade - GOL e Trip - a ampliação do número de operações.

Entre os preocupados com a saída da TAM está o superintendente industrial da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar), Celso Carlos dos Santos Junior, que costuma viajar a negócios com freqüência. Os executivos da Cocamar costumavam usar, todos os meses, cerca de 60 passagens da TAM. "Isso pode nos atrapalhar muito porque teremos que ir a destinos mais distantes, o que pode prejudicar nosso trabalho com atrasos e esperas", explicou. Ele acredita que, após o fim das operações da TAM, estará sujeito a mais atrasos por ter de passar mais vezes por Curitiba - o aeroporto Afonso Pena costuma sofrer restrições para pouso e decolagem por causa da neblina, principalmente durante o inverno.

O passageiro maringaense ainda tem duas opções de companhias aéreas que operam na cidade: GOL, com vôos para a capital paranaense e Trip, com vôos entre Maringá e Curitiba e Cascavel, no Paraná, e Campo Grande (MS), Campinas (SP) Curitiba, Rondonópolis (MT), Cuiabá (MT), Sinop (MT), Alta Floresta (MT), Vilhena (RO), Ji-Paraná (RO) e Porto Velho (RO).

A associação das agências de viagens fez reuniões com representantes de suas 38 associadas para discutir como será o trabalho daqui para a frente. A entidade planeja ainda fazer manifestações em protesto pelo encerramento das atividades da companhia aérea na cidade.

O superintendente Marcos Valêncio comentou que a empresa opera em Maringá desde 2005 e apresentou um aumento no fluxo de passageiros de 46% entre janeiro de 2007 e janeiro deste ano. A taxa de ocupação média da empresa nos vôos que têm Maringá como origem ou destino teria ficado acima de 50%, com um fluxo de passageiros registrado no mês passado de 4,5 mil passageiros, segundo o superintendente.

A TAM não forneceu informações. O anúncio de encerramento de suas atividades em Maringá e em Caxias do Sul (RS) foi feito através de uma nota oficial. A justificativa foi a adequação na estratégia e malha no Sul do país. A empresa tem 16 funcionários diretos em Maringá. Os empregados não comentam o caso, mas informações nos bastidores do aeroporto indicam que eles cumprem aviso prévio desde o anúncio do encerramento das operações.

Ultimamente, importantes cidades do interior do país têm ficado fora do mapa de rotas da GOL e principalmente da TAM, abrindo assim espaço para as companhias aéreas regionais ligarem esses centros econômicos do interior com as capitais e demais regiões economicamente dinâmicas do interior do país. Que venha logo a jetBlue brasileira, que pretende operar no mercado regional, com rotas ponto-a-ponto, operando os modernos e confortáveis jatos Embraer 190.

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