11 de março de 2008

Mercado doméstico: Fevereiro 2008 x 2007

No mês de fevereiro, o mercado doméstico cresceu 12,9% (Passageiros-quilômetro pagos transportados) em relação ao mesmo mês de 2007. A oferta, em assentos-quilômetro oferecidos, cresceu 15,8% no mesmo período. Com esse crescimento maior da oferta em relação à demanda, a taxa média de ocupação caiu de 68% em fevereiro de 2007 para 66% em fevereiro último. Já em fevereiro de 2007, a situação estava melhor, pois além de ter havido um maior crescimento do mercado, esse crescimento ficou maior do que o crescimento da oferta, ou seja, 16,1% e 13,7%, respectivamente, elevando assim a taxa média de ocupação de 66% (fevereiro de 2006) para 68%. Observa-se assim que em fevereiro deste ano o mercado cresceu 3,2 pontos percentuais a menos do que no mesmo mês do ano passado e voltou para a mesma taxa média de ocupação observada em fevereiro de 2006.No acumulado deste ano, até fevereiro, o desempenho também piorou com relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto que no acumulado dos dois primeiros meses de 2007 o mercado cresceu 14% e a oferta cresceu 13,4%, neste ano o mercado cresceu apenas 9,3% e o crescimento do número de assentos-quilômetro oferecidos ficou 3,4 pontos percentuais superior ao crescimento do mercado, ou seja, 12,7%, provocando assim uma queda na taxa média de ocupação de 71% no acumulado de janeiro a fevereiro de 2007 para 69% no mesmo período deste ano.

Com relação à participação de mercado das companhias, a TAM mantém a liderança, fechando fevereiro com 50,59% do mercado, em fevereiro de 2007, sua participação havia sido de 46,88%, ou seja, um aumento de 7,91%. A participação da GOL, segunda colocada, caiu de 40,60% em fevereiro do ano passado para 38,41% em fevereiro desse ano. Com isso, a TAM conseguiu, com relação à participação de mercado, ampliar significativamente sua vantagem sobre a GOL de 6,28 pontos percentuais em fevereiro de 2007 para 12,18 pontos percentuais em fevereiro deste ano. No último mês de janeiro, essa vantagem da TAM era de 9,49 pontos percentuais. No período de janeiro a fevereiro, a vantagem da TAM aumentou de 7,68 pontos percentuais em 2007 para 10,61 pontos percentuais neste ano, ou seja, sua participação de mercado saiu de 47,05% no mesmo período de 2007 para 49,42% em 2008, enquanto a GOL teve sua participação diminuída, saindo de 39,37% para 38,81% neste ano.

A Webjet e a TRIP são os outros destaques observados. A participação de mercado da Webjet saltou de 0,64% em fevereiro de 2007 para 1,50% em fevereiro último, ou seja, um aumento de 134,4%. Já a TRIP, saiu de um market share de 0,38% em fevereiro do ano passado para 0,91% em fevereiro desse ano, aumentando assim em 139,5% sua participação de mercado. Na verdade, isso parece ser devido a constante redução de participação da TOTAL, observada desde a época em que essas duas empresas anunciaram uma união de suas operações, talvez esteja aí uma das explicações desse significativo crescimento em participação de mercado da TRIP. A participação da TOTAL saiu de 0,46% em fevereiro de 2007, ou seja, uma participação maior do que a da TRIP nesse período, para 0,14% em fevereiro último. Quando se considera as duas empresas como uma única, observa-se que em dezembro último, primeiro mês das operações conjuntas, a participação consolidada ficou em 1,02% do mercado, em janeiro de 2008, essa participação subiu para 1,12%, e em fevereiro agora houve uma pequena queda para 1,06%.


Fonte: Anac

Nenhum comentário: