23 de março de 2008

Passaredo: Ligando as principais capitais a partir de Ribeirão Preto


A partir do dia 31 de março, a Passaredo Transportes Aéreos abrirá mais duas oportunidades de ligação de Ribeirão Preto a capitais estaduais com vôos diários para as cidades de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). As duas rotas serão operadas com aeronaves modelo EMB 120 Brasília que têm capacidade para 30 passageiros e com duas opções de horário para cada destino.

Para começar a operar com esses novos destinos, a Passaredo realizou uma pesquisa de mercado para detectar quais as principais necessidades dos passageiros de Ribeirão Preto e região. “Há uma grande procura por vôos diretos para essas capitais devido ao intenso fluxo de negócios entre as localidades. Pretendemos com essas novas rotas atender às necessidades desses passageiros com vôos diretos, facilitando o intercâmbio entre esses pólos econômicos, sem a necessidade de conexões em São Paulo”, explica Ricardo Cagno, Diretor Comercial.

Ainda de acordo com o estudo realizado pela empresa, que tem sede administrativa em Ribeirão Preto, no Aeroporto Leite Lopes, a grande procura pelos vôos é de passageiros a negócios, principalmente executivos e empresários que precisam de facilidades para ir e voltar dessas localidades no mesmo dia.

“Podemos dizer que com mais esses dois vôos, Ribeirão Preto passa a se posicionar como um centro estratégico de ligação com as principais capitais do Brasil”, continua Ricardo Cagno. A Passaredo também opera três vôos diários e diretos para as cidades de Brasília e São Paulo – com horários que privilegiam os passageiros em conexão tanto dentro do Brasil quanto para o exterior – dois vôos diretos para o Rio de Janeiro (Santos Dumont), e ainda vôos para Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Barreiras (BA), Salvador (BA), Vitória da Conquista (BA) e Franca (SP).

Um dos principais benefícios das rotas que operam partindo de Ribeirão Preto com destino às capitais é o fato do passageiro não precisar fazer conexões nem escalas em outras cidades, como acontece com a maioria das operadoras. Para alguns destinos, a empresa opera em parceria com a TAM, através de conexões em Guarulhos. Assim, a principal importância das companhias aéreas regionais é ligar importantes cidades do interior com os grandes centros localizados em várias regiões do país, dando maior agilidade e comodidade aos passageiros, que não precisam ir até a capital do estado para só depois pegar outro vôo para o seu destino final. Outra importante função das regionais é a de servirem como alimentadoras (feeder lines) das rotas nacionais e internacionais de grandes companhias aéreas.

Além dos vôos diretos, outra facilidade são os horários que possibilitam que os clientes passem o dia na capital de destino e depois retornem a Ribeirão no mesmo dia.

Os vôos também vão possibilitar a ligação entre Curitiba e Belo Horizonte (nos dois sentidos) com conexão em Ribeirão.

A Passaredo também oferece aos passageiros vantagens com relação ao preço. A empresa opera com aeronaves EMB Brasília 120, equipamento nacional de qualidade reconhecida internacionalmente e com baixo consumo de combustível. De acordo com a direção da empresa, essa economia no combustível é repassada integralmente para os passageiros proporcionando uma tarifa mais acessível.

Em 2004, a Passaredo passou por um reposicionamento estratégico no mercado de transportes aéreos. Com uma marca fortalecida, a empresa inaugurou novas rotas nesse período e os investimentos indicam contínua expansão para os próximos anos. A sua receita operacional líquida saiu de R$ 4,392 milhões em 2004 para R$ 13,858 milhões em 2006, ou seja, crescimento acumulado de 315,43% nesse período.Com custos operacionais ainda muito altos em 2006, cerca de 85% da receita operacional líquida, apesar das despesas operacionais terem ficado dentro do aceitável, representando cerca de 19% da receita líquida (na GOL, as despesas operacionais ficaram em 16% da receita líquida), a empresa não conseguiu um resultado líquido positivo. Apresentou um prejuízo de 979 mil reais em 2006, demonstrando ainda assim uma melhora significativa sobre 2004, quando obteve um prejuízo de R$ 3,495 milhões. A ANAC ainda não publicou os resultados de 2007.

No primeiro bimestre desse ano, a participação de mercado da Passaredo ficou em 0,12%, sendo que no mesmo período do ano passado havia ficado em 0,04%. Durante o ano passado, a oferta (em assentos-quilômetro oferecidos) da companhia cresceu 78% e o fluxo de passageiros (em passageiros-quilômetro pagos transportados) aumentou 75%.

Fontes: Anuários Econômicos do Transporte Aéreo e Dados Comparativos Avançados (Disponíveis em: anac.gov.br); Portal Fator Brasil; Jetsite; Passaredo

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