18 de março de 2008

Neeleman apresenta contrato social de empresa aérea à Anac


Conforme divulgado pelo site da revista Exame, o empresário David Neeleman (foto), fundador da americana jetBlue, apresentou, no último dia 12, o contrato social da nova empresa (que ainda não tem nome comercial) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Essa é a primeira fase em um processo que deve culminar no CHETA (Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo), a autorização para que a companhia passe voar.

Segundo um executivo do setor, a atitude de Neeleman demonstra que sua primeira estratégia para entrar no Brasil – a de comprar uma companhia aérea regional e, assim, conseguir a licença para operar imediatamente – não deu certo.

Desde o final do ano passado, o empresário analisou a compra de três companhias brasileiras do setor – nenhum dos acordos vingou, mas as tentativas demonstram o interesse de Neeleman pelo país.

A primeira foi a BRA. Em setembro de 2007, antes de a empresa entrar em processo de recuperação judicial, Neeleman se encontrou com Humberto Folegatti, fundador da BRA, mas desistiu do negócio diante das dívidas da companhia. A segunda empresa estudada foi a TAF, que transporta passageiros e carga nas regiões Norte e Nordeste. Neeleman entrou em contato com executivos da empresa em novembro do ano passado, mas nem sequer marcou uma reunião com os controladores. Por último, um executivo próximo à Neeleman pediu informações para a Vasp, empresa em recuperação judicial.

Neeleman pretende promover uma votação pela internet para escolher o nome da nova companhia aérea. O desenvolvimento da marca deverá ficar a cargo do publicitário Nizan Guanaes, da agência Africa.

O fundador da americana jetBlue já teria cerca de 200 milhões de dólares para investir na empresa brasileira. A frota será composta por aeronaves da família 190 da Embraer. Neeleman estaria concluindo a compra de 36 jatos, com opções de compra para mais 38 unidades. Esses aparelhos possuem cerca de 100 lugares, bem menores que os da frota de suas futuras rivais TAM e Gol.

Ex-missionário mórmon, David Neeleman nasceu no Brasil. Por isso, a legislação não o impede de possuir uma companhia aérea no país. Em 1999, ele fundou a JetBlue, em Nova York. Hoje, a companhia tem mais de 500 vôos diários. No ano passado, a jetBlue passou por uma grave crise de imagem depois que o mau tempo nos Estados Unidos fez com que mais de 1.700 de seus vôos fossem cancelados. Três meses depois desse episódio, Neeleman deixou a presidência executiva da empresa – exatamente o período em que passou a se interessar pelo Brasil.

Fonte: Portal Exame

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