7 de março de 2008

Pantanal Linhas Aéreas vai parar de operar



Conforme noticiado nesta sexta (07/03) pelo portal Exame, a empresa Pantanal Linhas Aéreas vai parar de operar a partir do próximo dia 25. A decisão foi tomada hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa tinha até hoje para encaminhar uma série de documentos exigidos pela agência. Dentre eles estavam comprovantes de pagamentos de impostos e obrigações trabalhistas além de informações sobre a regularidade técnica e operacional da companhia. Como os documentos não foram entregues, a agência decidiu não renovar a concessão de transporte aéreo da companhia – que vence no próximo dia 25.

Com isso, os 34 slots (horários de pousos e decolagens) da Pantanal em Congonhas serão retomados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com a iminência do seu fechamento, a concorrência já está de olho nessa quantidade considerável de slots.

A Pantanal vem enfrentando problemas há mais de uma década. Apenas três anos depois de ter sido fundada, a companhia foi colocada à venda. O negócio só não foi fechado por causa do tamanho da dívida da companhia – cerca de 30 milhões de reais na época, valor considerado alto para uma empresa de aviação regional. Depois disso, a companhia foi analisada pela TAM, que não teria fechado o negócio exatamente pelo mesmo motivo.

Fundada em 1993 pelo empresário Marcos Sampaio Ferreira (ex- controlador da Bombril), a Pantanal opera com seis aviões ATR-42 de 45 lugares para as cidades de Presidente Prudente, Araçatuba, Marília e Bauru no interior de São Paulo, além de Juiz de Fora em Minas Gerais e Mucuri na Bahia. A companhia fechou 2007 com uma participação de 0,21% do mercado.

Nenhum comentário: