13 de junho de 2008

GOL é a Única Aérea em Ranking de Governança Corporativa na América Latina

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), controladora das companhias aéreas brasileiras GOL Transportes Aéreos S.A. e VRG Linhas Aéreas S.A., anuncia que foi posicionada em segundo lugar entre empresas não-financeiras em um estudo sobre governança corporativa na América Latina (“The Best Governed Major Latin Corporations 2008”), conduzido pela consultoria espanhola de sustentabilidade Management & Excellence (M&E). Segundo o estudo, realizado em parceria com a revista LatinFinance, a GOL emprega 90,2% dos requisitos de boas práticas analisados, em comparação à média de 62,34% alcançada pelas 50 empresas avaliadas. A GOL figura como a única empresa do setor de aviação comercial no relatório da M&E.

O estudo analisou o desempenho dos programas de governança corporativa das companhias ante 41 padrões de governança corporativa aceitos e utilizados mundialmente por investidores institucionais e privados. O relatório atesta a grande ênfase dada ao assunto no mercado brasileiro, já que 18 das 25 primeiras empresas que figuraram no ranking são sediadas no Brasil.

“O reconhecimento por termos um dos melhores programas de governança corporativa entre todas as empresas latino-americanas é prova de que a Companhia permanece comprometida com a transparência e a igualdade entre todos os acionistas e públicos”, afirma Constantino de Oliveira Júnior, CEO da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

Listada na Bovespa e na New York Stock Exchange desde 2004, a GOL é reconhecida como uma empresa focada na manutenção de altos padrões de governança corporativa. O comitê de governança corporativa da Companhia monitora os procedimentos internos e faz recomendações ao Conselho de Administração a respeito das melhores práticas nas indústrias de aviação brasileira e global. Além disso, enquanto opera em linha com sua listagem no Nível 2 da Bovespa, a Companhia assegura direitos adicionais aos acionistas, não exigidos às empresas listadas no Nível 2, como o de venda conjunta para os acionistas detentores de ações preferenciais, no montante de 100% do valor pago por ação ordinária integrante do bloco de controle.

Fonte: GOL; Management & Excellence

Nenhum comentário: