16 de junho de 2008

Gol compra sistema de manutenção da Lufthansa Systems



Em busca de melhor eficiência - e menores custos - em sua operação, a brasileira Gol fechou um acordo com a Lufthansa Systems. Pelo contrato, a subsidiária da companhia aérea alemã fornecerá um pacote de sistemas de gestão que, entre outras vantagens, permitirá reduzir o tempo gasto em manutenção, materiais e o custo da hora de vôo das aeronaves.

Segundo a Gol, os sistemas da empresa alemã permitirão cortar em até meio dia por avião o tempo gasto em paradas para manutenção programada. "Em cinco anos, para uma frota de 100 aeronaves, isso significa 250 dias a mais de produção e menos de leasing improdutivo", disse ao Valor o vice-presidente de Tecnologia da Gol, Wilson Maciel Ramos.

Os sistemas ainda permitem uma redução de até 3% no custo direto com mão-de-obra de manutenção e um gasto até 3% menor com materiais. No conjunto, explica Ramos, isso se traduz numa redução de 0,5% no custo da hora de vôo das aeronaves utilizadas pela companhia.

De acordo com o executivo, os sistemas da Lufthansa auxiliam a companhia na tomada de decisão sobre operação em momentos de problemas na rede (como mau tempo, por exemplo), simulando cenários alternativos e indicando as ações e medidas indicadas nessas situações. Esses cenários traduzem não apenas os efeitos de mudanças na distribuição de vôos, mas também fatores econômicos relacionados a essas mudanças - como os custos adicionais com taxas aeroportuárias e maior gasto com combustíveis.

"Também há um ganho de eficiência no planejamento da malha, levando em conta as restrições operacionais, garantindo maior continuidade e produtividade", diz Ramos. "Além disso, o sistema também oferece modelos matemáticos para a elaboração de uma malha de baixo custo e maior produtividade", acrescenta.

A aquisição desse pacote, inclusive, pode ser o primeiro passo de uma relação mais próxima entre a Gol e Lufthansa Systems - embora isso não influencie em nada o relacionamento com a Lufthansa como companhia aérea. Segundo Ramos, atualmente a Gol avalia a possibilidade de adotar um sistema de controle de despacho, que ajudaria a gerenciar o armazenamento de cargas nos aviões, melhorando seu balanço e, consequentemente, sua eficiência operacional.

De acordo com o executivo, funcionários da Gol serão certificados pela Lufthansa em alguns dos sistemas inclusos no pacote. Assim, eles poderão prestar serviço de suporte a outros clientes da Lufthansa Systems no país.

Ramos afirma ainda que embora haja um ganho de eficiência na operação geral da companhia, os funcionários das áreas beneficiadas pelos sistemas serão mantidos em suas posições. "Os colaboradores continuarão nas mesmas atividades, ou então serão redirecionados. No projeto, não está contemplada a redução de efetivo", afirma.


Fonte: Valor Online

Nenhum comentário: