20 de novembro de 2007

TRIP e TOTAL: Crescimento Alavancado

A Trip e a Total, que solicitaram recentemente à Anac a fusão de suas operações de passageiros, registraram juntas 46.493.000 passageiros-quilômetro pagos transportados (soma dos produtos obtidos ao multiplicar-se o número de passageiros pagantes em uma etapa de vôo pela distância da etapa) em outubro desse ano, apresentando uma taxa de ocupação de 67%. Isso representa um crescimento de 39,14% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado desse ano, até outubro, as duas empresas transportaram juntas 358.991.000 passageiros-quilômetro pagos, com uma taxa de ocupação de 61,45% e um crescimento de 16,63% quando comparado com igual período de 2006.

Com relação à participação no mercado doméstico (passageiro-quilômetro pago transportado), as duas empresas juntas ficaram com 1,18% do mercado em outubro desse ano.
Como em outubro temos a TAM com 46,56% do mercado doméstico, contra 42,22% da GOL, 2,94% da OceanAir, 2,73% da Varig, 2,47% da BRA (que deixou de operar em novembro) e 0,94% da Webjet, isso significa que TRIP e TOTAL unidas formam a quinta maior empresa aérea do Brasil, excluindo a BRA.

Como operam com o mesmo modelo de aeronaves, ATR 42 e 72, os quais são os mais adequados para conectar aos grandes centros os importantes mercados do interior do país já atendidos por ambas companhias, haverá redução de custos unitários de operação e consequente ganho de sinergia.

Portanto, surgirá dessa fusão uma estrutura competitiva, a qual alavancará o legítimo mercado de aviação regional do país, a exemplo do que já acontece nos EUA e em outros países e regiões com dimensões semelhantes às do Brasil.

Fonte: Agência Nacional de Aviação Civil (www.anac.gov.br); Total Linhas Aéreas ( www.total.com.br ).

Nenhum comentário: