25 de janeiro de 2008

Aviação Brasileira: tudo como era um ano atrás

Apesar dos problemas por que passou a aviação brasileira durante o ano de 2007, o setor ainda assim obteve um crescimento de 11,9% em passageiros-quilômetro pagos transportados conforme os Dados Comparativos Avançados divulgados pela ANAC. Porém, um crescimento aquém das projeções feitas por especialistas, que esperavam um crescimento em torno de 15%. Com o setor voltando à normalidade, as perspectivas para 2008 são ainda melhores.

Entretanto, a normalidade do setor muito depende da resolução de questões que, pelo visto, foram esquecidas, como aumento salarial dos controladores de vôo, diferenças salariais entre controladores civis e militares, bem como não foi definido também se serão chefiados por militares ou civis, não existe plano de carreira, além de não ter havido novas contratações ou treinamentos em ritmo suficiente para atender ao crescimento da demanda do setor. Não houve também a compra de novos equipamentos de auxílio ao vôo e melhor manutenção dos já existentes.

A situação é a mesma de um ano atrás, ou seja, nossa aviação não avançou, retrocedemos um ano. São problemas que precisam ser resolvidos urgentemente, caso contrário, uma nova tragédia será sempre iminente e, consequentemente, um rebaixamento de categoria por parte da ICAO (sigla em inglês para Organização da Aviação Civil Internacional).

Fontes:Jetsite; ANAC

Nenhum comentário: