2 de janeiro de 2008

MD-11F da VarigLog é arrestado em Miami

Conforme noticiado hoje pelo Jetsite, encontra-se parado há uma semana, no aeroporto internacional de Miami, um MD-11F da VarigLog. A aeronave foi interditada judicialmente por falta de pagamento da conta de combustíveis. A situação da empresa é delicada. A VarigLog vem atrasando pagamentos a diversos fornecedores, descumprindo regras elementares com seus tripulantes (pagamento de diárias e refeições, por exemplo) e deixando de honrar compromissos.

De acordo com o site da VarigLog: "Em janeiro de 2006 a Volo do Brasil adquiriu a VARIG LOG, até então subsidiária da Varig e maior empresa brasileira de transporte de cargas aéreas. A compra foi concretizada mediante o pagamento de US$ 48,2milhões, encerrando-se assim as negociações que duraram mais de seis meses. A compra da VARIG LOG foi conseqüência de estudos que demonstraram o potencial de crescimento da empresa no mercado de cargas aéreas, impulsionado, sobretudo pelo avanço do comércio externo brasileiro. O objetivo da Volo do Brasil é transformar a VARIG LOG em uma empresa dotada de eficiência equivalente à encontrada nas mais conceituadas transportadoras de carga do mundo."

Ainda conforme o site da VarigLog, a Volo do Brasil foi criada com propósito específico de atuar no segmento da logística de transportes, sendo resultado de uma associação entre os empresários brasileiros Marco Antonio Audi, Marcos Haftel e Luis Eduardo Gallo com o fundo de investimentos norte-americano MatlinPatterson. A partir de 25 de janeiro de 2006, a Volo do Brasil passou a ser detentora de 95% do capital votante da VARIG LOG.

O fundo de investimentos MatlinPatterson foi fundado em 2002 por David Matlin e Mark Patterson, este fundo originou-se no Credit Suisse First Boston onde, desde 1997, os dois financistas faziam parte de uma equipe dedicada a investir em empresas viáveis, que estavam atravessando dificuldades financeiras. A partir do momento em que passaram a atuar de forma independente e com a marca MatlinPatterson, destacaram-se neste ramo do mercado financeiro, tendo participado da reestruturação de empresas de grande porte.Com recursos de aproximadamente US$ 3,8 bilhões, o MatlinPatterson é reconhecido no mercado mundial por sua eficiência e pelo êxito em recuperar empresas com investimentos de longo prazo. Tendo seu principal escritório em Nova York, o MatlinPatterson atua em praticamente todos os continentes e estuda operações na América Latina, devido ao desenvolvimento do mercado do continente nos últimos anos. A compra da VARIG LOG foi a primeira operação do fundo MatlinPatterson no Brasil.

No setor de cargas domésticas, temos a TAM e a GOL crescendo fortemente, enquanto que no setor internacional de cargas, a ABSA Cargo Airline é um exemplo de excelente administração, aproveitando eficientemente o boom desse setor. Em breve, postarei uma análise mais detalhada sobre o setor de cargas aéreas no Brasil.






Nenhum comentário: