3 de fevereiro de 2008

Mercado doméstico: Liderança em xeque

A TAM, ainda na liderança do mercado doméstico, fechou dezembro com um market share de 48,61% , caindo 3,78% quando comparado a dezembro de 2006, e média de 48,86% durante 2007, 1,88% maior ao se comparar com 2006. Em novembro de 2007, sua participação ficou em 49,92%. Observa-se uma estabilização, sendo que para 2008, acredita-se que a TAM deva manter a faixa dos 49% de participação doméstica, devido principalmente ao aumento da concorrência com a GOL e VRG (Varig), ao crescimento da OceanAir e WebJet em rotas específicas, além de maior disputa por passageiros corporativos.

A GOL terminou dezembro com uma participação de 41,16%, isso representa um aumento de 8% quando comparado a dezembro de 2006. Durante o ano de 2007, sua participação ficou em 39,56%, representando alta de 16,2% ao se comparar com 2006. Em novembro de 2007, sua participação foi de 41,53%.Com novas aeronaves, frequências e rotas sendo adicionadas constantemente, pode-se projetar se não a liderança do mercado doméstico em 2008, mas uma participação praticamente igual a da TAM, cuja participação doméstica tende a se estabilizar neste ano.

Em terceiro lugar ficou a OceanAir, fechando dezembro com 3,79% de
market share e média de 2,43% durante 2007, o que representa um aumento de 66,44% ao se comparar com o mesmo período de 2006. Em novembro de 2007, sua participação ficou em 2,83%

A VRG fechou dezembro com 3,41% de
market share e uma média de 3,46% de participação durante 2007. Em novembro passado, sua participação fechou em 2,66%. Ao se considerar os dados consolidados da GOL e VRG, a participação média do grupo GOL ficou em 43% durante 2007, ou seja, 5,86 pontos percentuais abaixo da participação média da TAM no mesmo período. Ao considerar apenas o mês de dezembro de 2007, a participação consolidada GOL e VRG ficou 4,04 pontos percentuais abaixo da participação da TAM neste mesmo período, ou seja, 44,57% e 48,61% respectivamente.

A Webjet foi um dos destaques, fechando dezembro com 1,09% de market share e média de 0,77 durante o ano de 2007, o que representa um aumento de 140,62% com relação ao ano de 2006. Em novembro de 2007, sua participação ficou em 0,97%. O número de passageiros-quilômetro pagos transportados durante 2007 cresceu 170% quando comparado com o ano de 2006. O número de assentos-quilômetro oferecidos de janeiro a dezembro de 2007 cresceu 159,9% ante o mesmo período de 2006. Foi o maior crescimento tanto em número de assentos-quilômetro oferecidos quanto em passageiros-quilômetro pagos transportados. O seu load factor (índice de ocupação) subiu de 60% em 2006 para 62% em 2007. A propósito, apenas a Webjet e a OceanAir apresentaram um crescimento no load factor, todas as demais obtiveram um load factor menor do que em 2006. Assim, pode-se dizer que a Webjet apresenta-se com boas perspectivas para 2008. A empresa receberá mais duas aeronaves em março.

Dentre as regionais, têm-se dois destaques: Primeiro, a TRIP/TOTAL, cuja participação de mercado ficou em 1% em 2007. As regionais, como um todo, obtiveram 2,11% de participação de mercado. Essas duas empresas juntas podem se consolidar como a sexta em participação de mercado no Brasil. Em 2007, o crescimento do número de passageiros-quilômetro pagos transportados pela TRIP/TOTAL foi de 19,29% quando comparado a 2006, sendo que o número de passageiros-quilômetro pagos transportados por todas as empresas regionais cresceu 14,99% nesse mesmo período. Quando consideramos a TRIP sozinha, observamos que a mesma obteve um crescimento de 30,5% em passageiros-quilômetro pagos transportados durante 2007 quando comparado ao mesmo período de 2006; já com relação aos assentos-quilômetro oferecidos, a mesma apresentou um crescimento de 33% ante 2006, sendo que sua taxa de ocupação caiu de 63% em 2006 para 62% em 2007 e sua participação de mercado ficou em 0,47% ante 0,40% em 2006. Já a TOTAL sozinha apresentou, durante 2007, crescimento de 10,9% em passageiros-quilômetro pagos transportados e 10,3% de aumento nos assentos-quilômetro oferecidos, levando-a a manter o mesmo load factor de 2006, ou seja, 63% e uma participação de mercado de 0,53% ante 0,54% em 2006

O outro destaque da aviação regional é a TAF linhas aéreas, de Fortaleza-CE. Esta empresa passou recentemente por uma profissionalização da sua diretoria, isso faz parte de um plano maior de expansão pelas regiões Norte e Nordeste que a companhia vem procurando colocar em prática, tendo inclusive contratado a KPMG para auxiliá-la nesta tarefa. A TAF obteve 0,33% de
market share durante o ano de 2007, representando um aumento de 94% quando comparado a 2006. Os assentos-quilômetro oferecidos cresceram 134,5% em 2007 com relação a 2006, mas o número de passageiros-quilômetro pagos transportados cresceram menos, ou seja, 112,8% nesse mesmo período, fazendo assim o load factor cair de 61% em 2006 para 55% em 2007.

Fontes: ANAC; TAF ; JETSITE.

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