29 de julho de 2008

Greve na Infraero está marcada para amanhã




Funcionários da Infraero também prometem greve para a próxima quarta-feira (30). Entre as reivindicação está a troca da diretoria da estatal por funcionários de carreira da empresa. Realmente, a Infraero deve ser administrada por funcionários que entendem de administração de aeroportos, e não um bando de apadrinhados políticos, completamente neófitos em infra-estrutura aeroportuária e administração de aeroportos. Vamos ver como o governo vai agir diante disso, só espero que a categoria não desanime e continue firme com essa que considero a mais importante reivindicação em busca de uma profissionalização na alta direção da Estatal.

Abaixo, segue notícia da Agência Brasil, em Brasília:

A menos de dois dias do início da greve em 12 dos 67 aeroportos administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), a diretoria da empresa reiterou sua disposição de negociar com a categoria a fim de evitar a paralisação dos serviços aeroportuários.

Advogados da estatal se reuniram nesta segunda-feira (28) com o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, Ricardo José Macêdo de Brito Pereira, e com a procuradora Adriana Silva Machado. O teor da conversa não foi divulgado.

Na última sexta-feira (25), a estatal já havia adiantado que seus diretores teriam uma audiência com representantes do MPT (Ministério Público do Trabalho) para falar sobre a greve, agendada para começar a partir de 0h desta quarta-feira (30).

O MPT já vinha atuando como mediador desde o começo da negociação, mas julgou que a renovação do atual acordo coletivo de trabalho já estava encaminhada. Isso porque, no último dia 14, após receber uma proposta da empresa, a categoria suspendeu a greve marcada para o dia seguinte (15).

Segundo o MPT, 84 itens já haviam sido acordados, restando apenas chegar a um consenso sobre o bônus natalino --benefício concedido pela estatal há mais de duas décadas e que os trabalhadores querem que seja incluído no acordo coletivo.

Reivindicações
Além do bônus de Natal, a categoria quer aumento salarial, reajuste do vale alimentação e a implementação de um plano de carreira, entre outras cláusulas. A principal reivindicação, contudo, é a troca de toda diretoria da Infraero.

Para o presidente do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), Francisco Lemos, a diretoria da estatal é "intransigente" e demorou muito a apresentar uma contraproposta satisfatória à categoria.

Lemos afirmou que os funcionários exigem a troca dos diretores, que têm contratos especiais, por servidores de carreira da estatal.

Segundo o presidente do sindicato, a greve deve ocorrer no período previsto, pois ainda que se a empresa convocar os representantes dos trabalhadores para uma nova reunião nesta terça-feira (29) não haverá tempo hábil para impedir o início da greve.

"Mesmo nos reunindo [sindicato e empresa], acho meio complicado desmontar a greve antes dela acontecer. Sozinho, o sindicato não pode desmobilizar a categoria, que tem que ser consultada", disse Lemos à Agência Brasil.

Os aeroportuários são responsáveis por serviços como operação de equipamentos de raio-X nos aeroportos, pela fiscalização de bagagens no embarque e desembarque, pelo controle do movimento de aeronaves na pista e pela liberação e manobra de cargas.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: