17 de julho de 2010

Azul anunciará encomenda de turboélices ATR 72




A Azul Linhas Aéreas irá anunciar, na próxima terça, 20, a encomenda de aviões turboélices ATR 72-600 para 68 passageiros, para complementar sua frota de 18 jatos E 190 e E 195, da Embraer. Trata-se do modelo mais recente desse incrível e moderno turboélice, o qual obteve sucesso absoluto operando em companhias aéreas regionais de todo o mundo. O número exato de ATR ainda será divulgado, mas já se especula entre 15 e 20 aeronaves. O preço de cada ATR será em torno de US$ 20 milhões, enquanto o jato E 170 da Embraer, também para cerca de 70 passageiros, custa algo em torno de US$ 33,4 milhões. O ATR é ideal para distâncias de até 500 km, e o mesmo possui um consumo de combustível um terço menor do que o E 170. Além disso, o turboélice poderá operar em aeroportos com pistas menores.



Observa-se, com esse movimento estratégico, que a Azul enxergou possibilidades excelentes em atender cidades de médio porte, principalmente do interior de São Paulo, criando um verdadeiro hub em Viracopos, o qual será alimentado com vôos vindos do interior paulista, dando opções para o passageiro do interior embarcar de Viracopos para os demais destinos da Azul operados com os jatos da Embraer.

Como a Pantanal permaneceu praticamente estagnada nos últimos anos, tendo inclusive reduzido suas operações mais recentemente, o rico interior de São Paulo ficou sem opções de ligações aéreas convenientes. Também não se pode deixar de observar outras possibilidades nos demais estados das regiões sul e sudeste, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e até mesmo Minas Gerais.

Dessa forma, pode-se dizer que a Trip ganhou, definitivamente, uma concorrente de peso, mas pelo jeito, essa última está bem preparada, haja vista seu sócio de peso, a gigante norte-americana de transportes aéreos regionais, Skywest Airlines, a qual possui 20% da Trip.

E as novidades no mercado não param por ai. Na próxima semana, na feira de aviação de Farnborough, na Inglaterra, a Trip também anunciará uma nova encomenda de jatos Embraer. Assim, observa-se um aumento na concorrência no mercado de aviação no Brasil, reflexo do forte crescimento da demanda nos últimos anos.

Isso é ótimo para o setor aéreo como um todo, pois gerará mais riqueza para o país, a começar pela contratação de mais pilotos, comissários e mecânicos, e outros cargos tão importantes para uma companhia aérea.

Bem, pelo que se nota, os empreendedores desse setor estão fazendo a sua parte, agora só falta o governo fazer a sua, ou seja, cuidando da infra-estrutura dos aeroportos. A Infraero e outros órgãos de administração aeroportuária precisam se agilizar, pois a infra-estrutura está ficando aquém do crescimento da demanda. Nos últimos dez anos, a Infraero se preocupou mais em fazer aeroshoppings do que obras e ampliações nas pistas e pátios e, agora, está aí o resultado...

Fonte: Folha de S. Paulo. Mercado, 16 de julho de 2010.


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