21 de julho de 2010

Azul anuncia compra de 20 ATR 72-600


Agora é oficial. A Azul anunciou nesta terça, 20, a aquisição de 20 aeronaves ATR 72-600, com opção para mais 20, com valor total de US$ 850 milhões, caso as unidades opcionais sejam adquiridas futuramente. Esse aviões começarão a ser entregues no segundo semestre do próximo ano e serão usados como alimentadores dos voos que partem de Viracopos. O plano da empresa é, basicamente, ligar o interior paulista a Viracopos e, num segundo momento, compor hubs (centros de chegadas e partidas de voos) em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba para atender cidades das respectivas regiões.

Os ATR 72-600 são ideais para operação em pistas curtas e, assim, a companhia poderá atender a uma demanda reprimida no interior dos estados do Sul e Sudeste, com cidades que possuem aeroportos pequenos, porém com grande necessidade de voos convenientes para os grandes centros do país.

Como a Pantanal ficou parada, mesmo depois de ter sido comprada pela TAM, a Azul agiu rápido e irá abocanhar esse potencial mercado formado por importantes cidades do interior das regiões Sul e Sudeste.

Comprova-se ai, um erro de estratégia da TAM por não ter mantido uma frota alimentadora das suas principais linhas. Foi preciso um norte-americano, nascido no Brasil, o qual obteve um know-how incrível na aviação comercial nos Estados Unidos e Canadá, para enxergar, junto com sua equipe, diga-se de passagem, esse pontencial (e abandonado) segmento do mercado aéreo brasileiro. Mesmo tendo comprado a Pantanal há pouco tempo, a Tam ainda não tomou uma decisão a respeito. A compra da Pantanal deveria ter acontecido bem antes, pois fazia tempo que a mesma passava por uma crise financeira.

Qual será a reação da TAM? E da Trip, que agora, de fato, ganha um concorrente direto? E a Passaredo, sediada em Ribeirão Preto, como reagirá? Eu só espero que essas empresas reajam ou então veremos a dominação de um importante segmento da aviação comercial por aquela que nasceu como a mais capitalizada da história (com muitos, mas muitos dólares mesmo) e uma enorme vontade (e capacidade) de lucrar. Caso as demais companhias reajam, desde que seja uma concorrência saudável, será ótimo para o mercado como um todo.

Fonte: PanRotas; AgênciaEstado.
Foto:Jetsite.Disponível em:www. jetsite.com.br

Nenhum comentário: