20 de novembro de 2009

Brasil poderá produzir 2 bilhões de litros de bioquerosene em 10 anos


Segue abaixo uma importante notícia sobre as possibilidades de produção de bioquerosene a partir da cana-de-açúcar, no Brasil, e o acordo firmado entre Azul, Embraer e GE para testar o bioquerosene em uma aeronave comercial em 2012.

RIO - O Brasil poderia garantir, dentro de dez anos, uma produção de até 2 bilhões de litros de bioquerosene para uso na aviação civil.

A projeção foi feita ontem por Roel Collier, diretor geral no Brasil da Amyris - empresa americana responsável pelo desenvolvimento do produto a partir da cana-de-açúcar - que estima o desvio de uma parte da expansão da produção de álcool nos próximos anos para a fabricação do bioquerosene.

O executivo acrescentou que são consumidos 250 bilhões de litros de querosene de aviação (QAV) anualmente na aviação civil, enquanto a produção total de etanol no Brasil gira em torno de 25 bilhões de litros. "É impossível produzir isso com biocombustíveis hoje. Se toda capacidade de etanol fosse para o QAV daria uma mistura de 10%", mostrou Collier.

PAINEL -Collier participa na próxima segunda-feira (23), do painel "Proteção Ambiental e Combustíveis Alternativos", que acontece durante a programação do 4º Congresso da ABETAR (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília.

A Amyris Pesquisa e Desenvolvimento de Bicombustíveis Ltda (subsidiária da Amyris Biotechnologies, Inc.) fechou um acordo com Azul, Embraer e GE para testar, em 2012, o bioquerosene em uma aeronave comercial.

Collier ressaltou que os custos de produção tendem a acompanhar os da cana-de-açúcar e garantiu que o poder calofírico do produto é equivalente, ou maior, que o do QAV padrão. O executivo destacou ainda que o novo combustível acompanha as emissões de dióxido de carbono do álcool, e são de 80% a 90% inferiores às do QAV.

Além do diretor da Amyris, o painel terá como debatedores, Guilherme de Almeida Freire, diretor da Diretoria de Estratégia e Tecnologia para o Meio Ambiente e Filipe Pereira dos Reis, gerente geral da IATA Brasil (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

O painel será moderado pelo engenheiro Paulo Roberto de Carvalho Machado, especialista em Sistemas de Combustíveis de Aeronaves e referência técnica em bicombustíveis da DCA-BR (Organização Brasileira para o Desenvolvimento de Certificação Aérea),

Confira a programação completa e faça sua inscrição no site da ABETAR www.abetar.com.br/congresso. Vagas limitadas.

fonte: Valor Online/ABETAR

Nenhum comentário: