30 de abril de 2009

Líder com novo serviço de manutenção

A partir do dia 01 de maio, o novo hangar da Líder Aviação no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, estará homologado como o único Centro de Serviços Autorizado da Hawker Beechcraft Corporation no Brasil para a manutenção dos modelos Baron e Bonanza. A escolha foi feita devido à excelente infra-estrutura do hangar, que oferece espaço e conforto ao operador da aeronave, além de não haver restrição de acesso (slots para pouso ou decolagem) no aeroporto.

A iniciativa da Líder tem como objetivo oferecer aos proprietários dos modelos Baron e Bonanza a melhor opção para a realização dos serviços de manutenção. O hangar, inaugurado em setembro de 2008, recebeu um investimento de R$ 7,5 milhões e compreende uma área total construída de 4.275 m², em um terreno de aproximadamente 6 mil m². É o maior hangar do Aeroporto de Jacarepaguá, com uma cobertura de seguro global de US$ 350 milhões.

A Unidade de Manutenção de Aeronaves da Líder Aviação continua seu processo de constante crescimento. Conta com investimento de US$ 300 mil em treinamentos no Brasil e exterior com foco na capacitação dos 230 profissionais da unidade; US$ 11 milhões em peças para seu estoque - o que garante o pronto atendimento das aeronaves em manutenção e a certeza de segurança e qualidade de trabalhar apenas com materiais rastreáveis - e US$ 5 milhões em ferramental específico para utilização em manutenção de aeronaves.









Fonte: Jetsite

24 de abril de 2009

Livro relata dinâmica do setor aéreo



Considerado um dos maiores especialistas da atualidade, Alessandro Oliveira, diretor-executivo do NECTAR/ITA (Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e vice-presidente do Instituto Nova Cidadania, apresenta ao público o livro "Transporte Aéreo: Economia e Políticas Públicas (TAEPP)", lançado pela Pezco Editora.

A obra começa com as características econômicas desta cadeia produtiva que é vital para o país, passando pela mão-de-obra, os preços e os modelos de negócios; navega pela regulação setorial no Brasil, incluindo a flexibilização, a regulação e a desregulação; estuda os mercados aéreos sob as lentes da concentração e da competitividade; e ainda apresenta três estudos de caso. Finalmente, oferece dez princípios balizadores da regulação e das políticas públicas do Transporte Aéreo.

Segundo Oliveira, a publicação tem o objetivo de ser fonte de informação e conhecimento para alunos e interessados em geral, auxiliar na qualificação de técnicos e gestores do setor, servir como base para cursos acadêmicos de transporte, turismo e negócios e principalmente para ser útil no processo introdutório de aspectos de regulação e desregulação econômico.

"O livro proporciona maior entendimento de um conjunto de questões discutidas nesse momento de mudança, quando voltaram à tona as questões sobre liberação tarifária, subsídios às empresas regionais. É uma oportunidade das pessoas entenderem melhor a crise e porque o setor aéreo é tão diferente", disse Oliveira.

LANÇAMENTO - O coquetel de lançamento do livro acontece amanhã (24), das 19h às 21h30, na Livraria Cultura, no Shopping Bourbon Pompéia - SP, rua Turiassú, 2100. Telefone (11) 3868-5100.

Sobre o autor
Economista (FEA/USP, 1994), Livre-Docente em Gestão de Marketing (EACH/USP, 2008) e PhD em Economia pela University of Warwick (2004). Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA. Diretor-Executivo do Núcleo de Economia dos Transportes, Antitruste e Regulação (NECTAR/ITA).

Vice-presidente do Instituto Nova Cidadania. Ex-Diretor de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Defesa e Presidente-Fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA).

Autor de diversos artigos científicos publicados em âmbito internacional e nacional na área de economia e regulação do transporte aéreo.

Vencedor de prêmios concedidos por ANPEC, CNI, CNT/ANPET, Instituto Liberal, Instituto de Engenheiros da Grã-Bretanha, Ministério da Fazenda, dentre outros.

Trabalhou na área de custos de produção e controladoria em empresas como Kellogg, Parker-Hannifin e Monsanto do Brasil. Presta serviços de consultoria e assessoria em regulação, antitruste e transportes para instituições como Banco Mundial, IPEA, SEAE, ANP, ANAC, OACI, ABETAR, Ministério do Turismo, Correios, Eurocontrol.

Informações
Pezco Editora & Desenvolvimento Ltda
Telefone/fax (11) 3582 5509
E-mail: pezcoeditora@pezco.com.br

Onde encontrar:
Livraria Cultura
São Paulo (11) 3170 4033 . Campinas (19) 3751 4033 . Porto Alegre (51) 3028 4033 . Recife (81) 2102 4033 . Brasília
(61) 3410 4033 (Entrega foguete: Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Florianópolis, e Ribeirão Preto).http://www.livrariacultura.com.br

Livraria Prefeito Faria Lima - FGV
Avenida 9 de Julho, 2029, São Paulo - Tel: (11) 3281-7875.
http://www.fgv.br/livrariagv/


Fonte: Pezco Editora; CH2 Comunicação Corporativa. Disponível em:www.abetar.com.br

10 de abril de 2009

Azul pretende iniciar operações em Londrina no próximo mês


A empresa aérea Azul Linhas Aéreas Brasileiras deverá começar a operar em Londrina no próximo mês. A data anunciada, 15 de maio, ainda é provisória, segundo informou o vice-presidente de operações da Azul, Miguel Dau. A empresa terá dois voos diários para Campinas-SP (Aeroporto de Viracopos). "Definimos essa data, mas ainda aguardamos a liberação oficial da Anac. Acredito que dentro de 15 dias teremos o documento, por isso já estamos nos preparando para iniciar as operações. Serão dois voos diários, um pela manhã e um no final da tarde", antecipou o vice-presidente. Ainda de acordo com Dau, dois funcionários da Azul, o gerente de logística e o diretor técnico, estiveram ontem (09/04) pela manhã visitando o aeroporto de Londrina. Os dois funcionários estavam finalizando, com a Infraero, a escolha dos locais para a instalação dos balcões de atendimento da companhia.

Para o vice-presidente de operações da Azul, a expansão da malha para Londrina vai ao encontro dos projetos da companhia: "Vemos com satisfação, pois conhecemos o potencial da cidade e, com certeza, vamos preencher uma lacuna deixada pela concorrência, principalmente, na questão dos horários".

Essa é uma ótima notícia para Londrina, afinal, a terceira maior cidade da região Sul não poderia ficar de fora da malha de rotas da Azul. Apenas Gol/Varig e TAM, além da Trip, operam em Londrina. Há tempos novos horários e, principalmente, serviços e tarifas diferenciados estavam sendo demandados pela região de Londrina.

Seja bem-vinda a Londrina, Azul!!!

Fonte: Jornal de Londrina-JL (10/04/09)
Foto: Jetsite.

Pantanal irá a leilão



A Pantanal, companhia de voos regionais, apresentou na última segunda-feira seu plano de recuperação judicial. O plano estipula a divisão da empresa em duas unidades - uma de operação de voos e a outra de arrendamento (leasing) de aeronaves - e a consequente venda da primeira em leilão.

A Pantanal tem dí
vidas superiores a R$ 50 milhões, sendo pelo menos R$ 40 milhões com o fisco e outros R$ 15,2 milhões com diversos tipos de credores, entre eles a TAM e a Infraero. Segundo o plano desenhado pela empresa, a unidade de operação aérea englobará quase que exclusivamente os contratos de concessão da empresa, que incluem o direito de operação de 16 espaços para pouso e decolagem (slots) em Congonhas, aeroporto mais cobiçado do país.

Trata-se de um modelo parecido com o adotado na recuperação judicial da Varig, que já dura quase quatro anos. Thomas Müller, advogado da Pantanal do escritório Sérgio Müller & Associados, diz que o plano de recuperação estabelece lance para compra dessa unidade no valor de R$ 38,7 milhões e autoriza somente as empresas detentoras de um Cheta - certificado de homologação de empresa aérea - a participar do leilão. "A restrição visa evitar a participação de investidores aventureiros que não conhecem o setor aéreo", afirma Müller. O eventual comprador dessa unidade também assumiria obrigações em torno de R$ 7 milhões referentes a transportes a executar, leasings e remuneração do administrador judicial da Pantanal. Os credores terão então 30 dias para apresentar contestações, contados a partir da publicação de um edital sobre o plano.


Quem deverá levar os slots? Trip ou Azul? Os próximos acontecimentos tendem a ser bem interessantes.

Foto e Fonte: Jetsite.