O ministro, neófito em aviação, Nelson Jobim, falou na segunda-feira(08), conforme notícia já postada aqui no blog, que a transferência dos aeroportos Galeão e Viracopos para a iniciativa privada não prejudicará a Infraero.
Realmente, Jobim não sabe o que está dizendo mesmo. Abaixo, seguem alguns dados operacionais desses dois aeroportos, juntamente com os dados de outros importantes aeroportos pertencentes à rede Infraero.
A tabela abaixo mostra a participação dos principais aeroportos no total de passageiros transportados (embarque mais desembarque), tanto em vôos domésticos quanto
Tabela1. Passageiros - Doméstico mais Internacional
(Embarque mais desembarque, com conexão, sem militar)
Em ordem decrescente de participação.
Período: Janeiro a Julho de 2008.
Aeroporto | Passageiros (unidade) | Participação (%) |
1.Guarulhos | 12.124.256 | 17,99 |
2. Congonhas | 7.978.829 | 11,84 |
3. Galeão | 6.522.138 | 9,68 |
4. Brasília | 6.441.444 | 9,56 |
5.Salvador | 3.613.594 | 5,36 |
6.Belo Horizonte-Confins | 2.911.021 | 4,32 |
7.Porto Alegre | 2.845.507 | 4,22 |
8.Recife | 2.798.038 | 4,15 |
9.Curitiba-Afonso Pena | 2.575.878 | 3,82 |
10.Fortaleza | 2.087.669 | 3,10 |
11.Santos Dumont | 2.021.860 | 3,00 |
12.Florianópolis | 1.321.964 | 1,96 |
13.Belém-Internacional | 1.307.728 | 1,94 |
14.Vitória | 1.212.084 | 1,80 |
15.Manaus | 1.125.025 | 1,67 |
16.Campinas-Viracopos | 653.574 | 0,97 |
INFRAERO | 67.392.567 | 100 |
Porém, quando analisamos a variação percentual com relação ao mesmo período do ano de 2007, ou seja, no acumulado de janeiro a julho, percebemos que Viracopos foi o 3° aeroporto com maior crescimento, 16,53%, no total de embarques e desembarques de passageiros no somatório dos vôos domésticos e internacionais. Galeão aparece em 5° lugar, com um crescimento de 16,16%. Levando em consideração que a participação de Viracopos e Galeão foram, respectivamente, de apenas 0,97% e 9,68%, isso demonstra o enorme potencial que esses dois aeroportos têm de melhorar a participação na rede Infraero, contribuindo para uma melhor distribuição do tráfego total do sistema.
Tabela 2. Passageiros - Doméstico mais Internacional.
Em ordem decrescente de variação percentual em
relação ao mesmo período de 2007 (Janeiro a Julho).
Aeroporto | Δ% Per. Ant. | Participação (%) |
1.Belo Horizonte-Confins | 25,11 | 4,32 |
2.Curitiba-Afonso Pena | 18,12 | 3,82 |
3. Campinas-Viracopos | 16,53 | 0,97 |
4. Guarulhos | 16,40 | 17,99 |
5. Galeão | 16,16 | 9,68 |
6.Recife | 15,84 | 4,15 |
7.Florianópolis | 14,04 | 1,96 |
8.Porto Alegre | 11,72 | 4,22 |
9.Vitória | 9,88 | 1,80 |
10.Belém-Internacional | 8,50 | 1,94 |
11.Brasília | 3,76 | 9,56 |
12.Salvador | 2,17 | 5,36 |
13.Santos Dumont | 1,19 | 3,00 |
14.Manaus | -2,41 | 1,67 |
15.Fortaleza | -3,98 | 3,10 |
16.Congonhas | -20,78 | 11,84 |
INFRAERO | 4,80 | 100 |
Já com relação à carga, somando o mercado doméstico e o internacional, a tabela a seguir nos mostra que esse é o forte de Viracopos, o qual fica em 2º lugar, perdendo apenas para Guarulhos. Galeão está bem posicionado, em 4º lugar, logo após de Manaus. Ainda conforme essa tabela, a participação de Viracopos no total da rede Infraero ficou em 20,19%, sendo que a do Galeão ficou em 5,88%.
Tabela 3. Carga Aérea Doméstica e Internacional
(Embarque mais desembarque, com trânsito).
Em ordem decrescente de participação.
Período: Janeiro a Julho de 2008.
Aeroporto | Quantidade (Kg) | Participação (%) |
1.Guarulhos | 245.045.823 | 33,27 |
2.Campinas-Viracopos | 148.739.551 | 20,19 |
3.Manaus | 64.246.213 | 8,72 |
4.Galeão | 43.276.591 | 5,88 |
5.Recife | 30.339.328 | 4,12 |
6.Brasília | 29.366.189 | 3,99 |
7.Salvador | 25.171.748 | 3,42 |
8.Fortaleza | 19.905.640 | 2,70 |
9.Congonhas | 18.980.227 | 2,58 |
10.Belém-Internacional | 15.362.099 | 2,09 |
11.Curitiba-Afonso Pena | 15.182.084 | 2,06 |
12.Porto Alegre | 15.044.984 | 2,04 |
13.Belo Horizonte-Confins | 11.841.380 | 1,61 |
14.Vitória | 7.039.785 | 0,96 |
15.Florianópolis | 3.163.914 | 0,43 |
16.Santos Dumont | 1.485.229 | 0,20 |
INFRAERO | 736.558.537 | 100 |
Complementando as informações com relação à carga aérea, é importante colocar que Viracopos obteve um crescimento de 16,49% na quantidade (Kg) de carga movimentada (embarque mais desembarque, com trânsito). Já o Galeão teve queda de 6%. Só para se ter uma idéia do crescimento em importância de Viracopos, Guarulhos, cuja participação é a maior (33,27%), praticamente não cresceu em movimentação de cargas no mesmo período em análise, obteve apenas 0,83% de incremento.
Esses números ajudam a demonstrar a grande importância de Viracopos e Galeão para a rede Infraero. Viracopos é forte em cargas e tende a continuar crescendo nesse sentido, mas já demonstra que também aumentará bastante sua participação na movimentação de passageiros.
E o Galeão, em terceiro lugar em participação com relação ao movimento de passageiros, tem tudo para tirar o 2° lugar de Congonhas, pois já possui uma participação bem próxima, 9,68% contra 11,84% de Congonhas e ainda, conforme demonstra a tabela 2, o crescimento do Galeão foi de 16,16%, enquanto Congonhas amargou um decréscimo de 20,78%.
Somente Jobim e a sua trupe de neófitos em aviação não enxergam a importância desses dois aeroportos para a rede Infraero. A Infraero será sim prejudicada quando esses dois aeroportos forem retirados da sua administração.
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