10 de setembro de 2008

Privatização de Viracopos e Galeão: Jobim não sabe o que está falando

O ministro, neófito em aviação, Nelson Jobim, falou na segunda-feira(08), conforme notícia já postada aqui no blog, que a transferência dos aeroportos Galeão e Viracopos para a iniciativa privada não prejudicará a Infraero.

Realmente, Jobim não sabe o que está dizendo mesmo. Abaixo, seguem alguns dados operacionais desses dois aeroportos, juntamente com os dados de outros importantes aeroportos pertencentes à rede Infraero.

A tabela abaixo mostra a participação dos principais aeroportos no total de passageiros transportados (embarque mais desembarque), tanto em vôos domésticos quanto em internacionais. Pela tabela, percebe-se que o aeroporto do Galeão está em 3º lugar na participação total da rede Infraero. Já Viracopos, está em 16º lugar.

Tabela1. Passageiros - Doméstico mais Internacional

(Embarque mais desembarque, com conexão, sem militar)

Em ordem decrescente de participação.

Período: Janeiro a Julho de 2008.

Aeroporto

Passageiros (unidade)

Participação (%)

1.Guarulhos

12.124.256

17,99

2. Congonhas

7.978.829

11,84

3. Galeão

6.522.138

9,68

4. Brasília

6.441.444

9,56

5.Salvador

3.613.594

5,36

6.Belo Horizonte-Confins

2.911.021

4,32

7.Porto Alegre

2.845.507

4,22

8.Recife

2.798.038

4,15

9.Curitiba-Afonso Pena

2.575.878

3,82

10.Fortaleza

2.087.669

3,10

11.Santos Dumont

2.021.860

3,00

12.Florianópolis

1.321.964

1,96

13.Belém-Internacional

1.307.728

1,94

14.Vitória

1.212.084

1,80

15.Manaus

1.125.025

1,67

16.Campinas-Viracopos

653.574

0,97

INFRAERO

67.392.567

100

Porém, quando analisamos a variação percentual com relação ao mesmo período do ano de 2007, ou seja, no acumulado de janeiro a julho, percebemos que Viracopos foi o 3° aeroporto com maior crescimento, 16,53%, no total de embarques e desembarques de passageiros no somatório dos vôos domésticos e internacionais. Galeão aparece em 5° lugar, com um crescimento de 16,16%. Levando em consideração que a participação de Viracopos e Galeão foram, respectivamente, de apenas 0,97% e 9,68%, isso demonstra o enorme potencial que esses dois aeroportos têm de melhorar a participação na rede Infraero, contribuindo para uma melhor distribuição do tráfego total do sistema.

Tabela 2. Passageiros - Doméstico mais Internacional.

Em ordem decrescente de variação percentual em

relação ao mesmo período de 2007 (Janeiro a Julho).

Aeroporto

Δ% Per. Ant.

Participação (%)

1.Belo Horizonte-Confins

25,11

4,32

2.Curitiba-Afonso Pena

18,12

3,82

3. Campinas-Viracopos

16,53

0,97

4. Guarulhos

16,40

17,99

5. Galeão

16,16

9,68

6.Recife

15,84

4,15

7.Florianópolis

14,04

1,96

8.Porto Alegre

11,72

4,22

9.Vitória

9,88

1,80

10.Belém-Internacional

8,50

1,94

11.Brasília

3,76

9,56

12.Salvador

2,17

5,36

13.Santos Dumont

1,19

3,00

14.Manaus

-2,41

1,67

15.Fortaleza

-3,98

3,10

16.Congonhas

-20,78

11,84

INFRAERO

4,80

100


Já com relação à carga, somando o mercado doméstico e o internacional, a tabela a seguir nos mostra que esse é o forte de Viracopos, o qual fica em 2º lugar, perdendo apenas para Guarulhos. Galeão está bem posicionado, em 4º lugar, logo após de Manaus. Ainda conforme essa tabela, a participação de Viracopos no total da rede Infraero ficou em 20,19%, sendo que a do Galeão ficou em 5,88%.

Tabela 3. Carga Aérea Doméstica e Internacional

(Embarque mais desembarque, com trânsito).

Em ordem decrescente de participação.

Período: Janeiro a Julho de 2008.

Aeroporto

Quantidade (Kg)

Participação (%)

1.Guarulhos

245.045.823

33,27

2.Campinas-Viracopos

148.739.551

20,19

3.Manaus

64.246.213

8,72

4.Galeão

43.276.591

5,88

5.Recife

30.339.328

4,12

6.Brasília

29.366.189

3,99

7.Salvador

25.171.748

3,42

8.Fortaleza

19.905.640

2,70

9.Congonhas

18.980.227

2,58

10.Belém-Internacional

15.362.099

2,09

11.Curitiba-Afonso Pena

15.182.084

2,06

12.Porto Alegre

15.044.984

2,04

13.Belo Horizonte-Confins

11.841.380

1,61

14.Vitória

7.039.785

0,96

15.Florianópolis

3.163.914

0,43

16.Santos Dumont

1.485.229

0,20

INFRAERO

736.558.537

100

Complementando as informações com relação à carga aérea, é importante colocar que Viracopos obteve um crescimento de 16,49% na quantidade (Kg) de carga movimentada (embarque mais desembarque, com trânsito). Já o Galeão teve queda de 6%. Só para se ter uma idéia do crescimento em importância de Viracopos, Guarulhos, cuja participação é a maior (33,27%), praticamente não cresceu em movimentação de cargas no mesmo período em análise, obteve apenas 0,83% de incremento.

Esses números ajudam a demonstrar a grande importância de Viracopos e Galeão para a rede Infraero. Viracopos é forte em cargas e tende a continuar crescendo nesse sentido, mas já demonstra que também aumentará bastante sua participação na movimentação de passageiros.

E o Galeão, em terceiro lugar em participação com relação ao movimento de passageiros, tem tudo para tirar o 2° lugar de Congonhas, pois já possui uma participação bem próxima, 9,68% contra 11,84% de Congonhas e ainda, conforme demonstra a tabela 2, o crescimento do Galeão foi de 16,16%, enquanto Congonhas amargou um decréscimo de 20,78%.

Somente Jobim e a sua trupe de neófitos em aviação não enxergam a importância desses dois aeroportos para a rede Infraero. A Infraero será sim prejudicada quando esses dois aeroportos forem retirados da sua administração.

Fonte: Infraero




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