O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse nesta sexta-feira que o banco poderá financiar possíveis concessionárias dos aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro e de Viracopos (Campinas), que devem ser privatizados.
Ontem, o ministro Nelson Jobim (Defesa) confirmou que o governo federal estuda passar para a concessão do setor privado o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e Viracopos. Segundo o ministro, o governo tem em andamento dois estudos para definir como será a concessão: o primeiro analisa o modelo de concessão e o segundo avalia soluções para os funcionários da Infraero que trabalham nos dois aeroportos.
Coutinho explicou que o modelo de concessão dos aeroportos está sendo desenvolvido pelo BNDES e estimou a conclusão do projeto para o primeiro trimestre de 2009.
"Não é um trabalho simples porque a gente tem que estimar a demanda, fazer um projeto básico e partir para o projeto executivo. Temos que ter toda a apuração de custos", afirmou ele, após participar do Fórum Nacional (edição especial), na sede do BNDES, no Rio.
Ele ressaltou que a modelagem para a privatização de Viracopos é mais complicada. Segundo Coutinho, o banco está dando prioridade à conclusão deste processo.
"Vamos fazer isso com todo o empenho para recuperar o tempo, para que a gente possa ter investimentos nesses dois aeroportos", disse ele, que classificou como "sensata" a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em privatizar os aeroportos.
Fonte: Folha OnLine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário