Preparar líderes e aprimorar os processos de gestão são ferramentas estratégicas para a expansão de qualquer negócio. Na TRIP Linhas Aéreas, a evolução destas práticas acompanha seu próprio curso de rápido crescimento. A companhia está participando do Programa Parceiros de Excelência (PAEX), que inclui também o Plano de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD), da Fundação Dom Cabral (FDC). Na primeira etapa, o projeto envolveu seis executivos de cargos gerenciais e de direção da empresa e, até 2010, 18 profissionais passarão pelo programa.
De acordo com o Diretor de Administração e Finanças da TRIP, Fernando Calaes, nesse período a companhia já realizou estruturações importantes, entre elas, a definição de uma metodologia para elaborar o planejamento estratégico. “A empresa está vivendo um momento de muitas mudanças e de expansão e esse tipo de iniciativa é fundamental para fortalecer, integrar e estabelecer uma nova cultura em nossa estrutura organizacional”, explica. O executivo lembra ainda que a TRIP é a única companhia aérea regional com Governança Corporativa.
Ao longo de 2008, os participantes do PAEX se juntaram a um grupo formado por outras empresas de pequeno e médio portes para debates, palestras e workshops com a proposta de realizar um intercâmbio de conhecimentos para aprimorar seus processos de gestão, fazendo uso das mais modernas ferramentas de planejamento estratégico. O objetivo é o desenvolvimento do negócio da empresa com foco no aumento da competitividade das organizações.
“Quando as organizações se voltam exclusivamente para as próprias experiências, correm o risco de isolar-se nos limites de suas competências, perder a perspectiva da comparação e repetir os padrões estabelecidos. Assim essa rede empresarial, permite que as empresas possam acessar diversas ferramentas de gestão de modo que otimizem sua performance e aprimorem sua atuação no mercado”, avalia o coordenador do PAEX, Luiz Eduardo Ferreira Henriques.
Painel de Bordo
Como parte do PAEX os gestores participam também do Plano de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD), voltado para as áreas de finanças, marketing, operações, logística, gestão de pessoas e planejamento estratégico. Os encontros mensais têm o objetivo de alinhar e preparar os profissionais para que estejam capacitados a implantar na empresa as modernas ferramentas de gestão conhecidas durante o PAEX.
Para acompanhar todo o processo a FDC desenvolveu ainda uma ferramenta, coincidentemente batizada de ‘Painel de Bordo’, que traz a situação de cada um dos indicadores definidos pela empresa como estratégicos, mostrando se ela está abaixo, acima ou dentro das metas estipuladas. “Com esse controle, fica muito mais claro o alinhamento que os gestores devem ter entre suas áreas para que todos trabalhem em cima de um resultado comum”, afirma Calaes.
Fonte: Jornal da Mídia.
Sem dúvida, uma ótima iniciativa por parte dos controladores da Trip Linhas Aéreas, isso fará com que a empresa tenha um crescimento sustentável. Trata-se de um diferencial entre as empresas aéreas regionais, vindo a contribuir para as práticas de Governança Corporativa, a qual já é adotada pela empresa há algum tempo, sendo a única aérea regional a possuir tais práticas.
No Ranking das Maiores Empresas Aéreas Brasileiras (ver postagem anterior), a Trip saiu da 10ª posição em 2006, para a 8ª posição em 2007, somente perdia, entre as regionais, para a Total, que ocupava a 6ª posição. Como a Trip absorveu as rotas regionais de passageiros da Total (a Total talvez seja a principal transportadora de malotes postais para os Correios), em 2008 ela será a primeira do ranking entre as regionais, e muito provavelmente ocupará uma posição geral ainda melhor do que em 2007. Assim, esses são resultados positivos que refletem a ótima administração da empresa.
De acordo com o Diretor de Administração e Finanças da TRIP, Fernando Calaes, nesse período a companhia já realizou estruturações importantes, entre elas, a definição de uma metodologia para elaborar o planejamento estratégico. “A empresa está vivendo um momento de muitas mudanças e de expansão e esse tipo de iniciativa é fundamental para fortalecer, integrar e estabelecer uma nova cultura em nossa estrutura organizacional”, explica. O executivo lembra ainda que a TRIP é a única companhia aérea regional com Governança Corporativa.
Ao longo de 2008, os participantes do PAEX se juntaram a um grupo formado por outras empresas de pequeno e médio portes para debates, palestras e workshops com a proposta de realizar um intercâmbio de conhecimentos para aprimorar seus processos de gestão, fazendo uso das mais modernas ferramentas de planejamento estratégico. O objetivo é o desenvolvimento do negócio da empresa com foco no aumento da competitividade das organizações.
“Quando as organizações se voltam exclusivamente para as próprias experiências, correm o risco de isolar-se nos limites de suas competências, perder a perspectiva da comparação e repetir os padrões estabelecidos. Assim essa rede empresarial, permite que as empresas possam acessar diversas ferramentas de gestão de modo que otimizem sua performance e aprimorem sua atuação no mercado”, avalia o coordenador do PAEX, Luiz Eduardo Ferreira Henriques.
Painel de Bordo
Como parte do PAEX os gestores participam também do Plano de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD), voltado para as áreas de finanças, marketing, operações, logística, gestão de pessoas e planejamento estratégico. Os encontros mensais têm o objetivo de alinhar e preparar os profissionais para que estejam capacitados a implantar na empresa as modernas ferramentas de gestão conhecidas durante o PAEX.
Para acompanhar todo o processo a FDC desenvolveu ainda uma ferramenta, coincidentemente batizada de ‘Painel de Bordo’, que traz a situação de cada um dos indicadores definidos pela empresa como estratégicos, mostrando se ela está abaixo, acima ou dentro das metas estipuladas. “Com esse controle, fica muito mais claro o alinhamento que os gestores devem ter entre suas áreas para que todos trabalhem em cima de um resultado comum”, afirma Calaes.
Fonte: Jornal da Mídia.
Sem dúvida, uma ótima iniciativa por parte dos controladores da Trip Linhas Aéreas, isso fará com que a empresa tenha um crescimento sustentável. Trata-se de um diferencial entre as empresas aéreas regionais, vindo a contribuir para as práticas de Governança Corporativa, a qual já é adotada pela empresa há algum tempo, sendo a única aérea regional a possuir tais práticas.
No Ranking das Maiores Empresas Aéreas Brasileiras (ver postagem anterior), a Trip saiu da 10ª posição em 2006, para a 8ª posição em 2007, somente perdia, entre as regionais, para a Total, que ocupava a 6ª posição. Como a Trip absorveu as rotas regionais de passageiros da Total (a Total talvez seja a principal transportadora de malotes postais para os Correios), em 2008 ela será a primeira do ranking entre as regionais, e muito provavelmente ocupará uma posição geral ainda melhor do que em 2007. Assim, esses são resultados positivos que refletem a ótima administração da empresa.
Um comentário:
Paulão, falando em treinamento e manutenção, veja que louco:
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=4596&catid=45
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