Fonte: TAM Relações com Investidores. Disponível em: tam.com.br
Este Blog tem por objetivo analisar e discutir a conjuntura do transporte aéreo brasileiro. Também serão postadas conclusões de estudos e notícias relevantes sobre o setor.
31 de dezembro de 2007
TAM contrata empréstimo para financiar adiantamentos de 30 aeronaves
Fonte: TAM Relações com Investidores. Disponível em: tam.com.br
29 de dezembro de 2007
GOL Aumenta Pedido de Compra de Boeing 737-800 NG para 161 Aeronaves
“Esse novo contrato reduzirá ainda mais nossos custos e permitirá que a GOL continue modernizando sua frota com aeronaves novas,” diz Fernando Rockert de Magalhães, vice-presidente Técnico da GOL. O acordo, que aumenta o número de aeronaves encomendadas de 121 para 161, faz parte da política da GOL de reduzir os custos com a operação de uma frota padronizada.
O Boeing 737-800 NG, com seus baixos custos operacionais, é peça-chave na estratégia da GOL de popularizar o transporte aéreo na América do Sul. A primeira aeronave do pedido, um 737-800 SFP (Short Field Performance), entrou na frota da GOL em 30 de julho de 2006. A Boeing desenvolveu os 737-800 SFP para pousos e decolagens em pistas curtas, seguindo especificações da Companhia. Os 737-800s são equipados com winglets, tecnologia que proporciona melhor performance durante a decolagem, permite vôos sem escalas mais longos e economiza até 3% no consumo de combustível. Todos os aviões do modelo seguem os regulamentos de segurança internacionais e são certificados por autoridades norte-americanas e brasileiras para decolar e pousar em pistas curtas.
Assim, percebe-se que a "laranjinha" vem com tudo através do seu modelo de negócios que visa popularizar o transporte aéreo na América do Sul. Realmente, conforme comentado pelo seu presidente, Constantino Júnior, no início das operações da empresa, o grupo não estava metido numa aventura, já sabia muito bem onde e como chegar, por meio da introdução de um modelo de negócios inovador no país. Vamos aguardar os próximos movimentos nesse setor altamente competitivo, agora, definitivamente, dominado pelo duópolio TAM x GOL.
Fonte: Gol Relações com Investidores, disponível em: voegol.com.br
14 de dezembro de 2007
TAM recebe 33ª aeronave deste ano
Os dois novos Airbus A330 estão sendo configurados dentro do novo conceito criado pela TAM para as aeronaves que fazem os vôos internacionais de longo curso e terão quatro exclusivos assentos na Primeira Classe, 36 na Executiva e 183 na Econômica. Com mais esses dois aviões, considerando-se 13 unidades (F-100 e Airbus) que foram devolvidas aos lessores durante o ano, a TAM passa a ter uma frota em operação de 110 aeronaves, dos quais 101 são da Airbus.
A TAM foi a companhia aérea que recebeu o maior número de novas aeronaves das fábricas da Airbus em 2007, segundo o fabricante francês, superando inclusive as congêneres chinesas e indianas. O atual plano de frota da TAM prevê que a companhia encerrará o próximo ano com 123 aeronaves em operação.
Fonte: TAM Relações com Investidores, disponível em: tam.com.br
8 de dezembro de 2007
Tráfego internacional cresce 32,7% em novembro
Com relação à participação de mercado, a TAM lidera com 73,18% de marketing share em novembro, contra 61,30% no mesmo período de 2006, ou seja, aumento de 19,38%. No acumulado do ano, até novembro, sua participação ficou em 67,2% contra 35,64% no mesmo período de 2006, ou seja, houve um crescimento de 88,55%.
A GOL vem em seguida, com um marketing share de 13,22% em novembro, contra 13,25% em novembro de 2006, ou seja, uma pequena queda de 0,22%. De janeiro a novembro de 2007, sua participação ficou em 14,55%, sendo que no mesmo período de 2006, ficou em 6,88%, ou seja, um crescimento expressivo de 111,48%.
A VRG Linhas Aéreas ficou, em novembro, com 12,86% do mercado. Já no acumulado desse ano, até novembro, sua participação foi de 12,55%. Não há dados de 2006 porque suas operações foram iniciadas em 15 de dezembro de 2006.
Fonte: Anac: Tráfego Aéreo - Dados Comparativos Avançados. Disponível em: anac.gov.br
Tráfego doméstico cresce 14,3% em novembro
Com relação à participação no mercado doméstico, a TAM manteve a liderança, aumentando sua participação para 49,92% em novembro, ante 49,37% em novembro de 2006 e 46,56% em outubro desse ano. A taxa de ocupação dos jatos da TAM ficou em 72%, contra 68% em novembro de 2006 e 70% em outubro desse ano. Já no acumulado de 2007, a participação doméstica da TAM ficou em 48,92% e a ocupação foi de 70%, contra 47,53% e 73%, respectivamente, no mesmo período de 2006.
A GOL ficou com 41,53% do mercado doméstico em novembro, acima dos 37,99% registrados em novembro de 2006, porém abaixo dos 42,22% apurados em outubro desse ano. A taxa de ocupação ficou em 71%, acima dos 66% apresentados em novembro do ano passado, mas inferior aos 73% de outubro desse ano. No acumulado de 2007, a participação da GOL no mercado doméstico ficou em 39,40% e a taxa de ocupação média dos seus vôos foi de 69%, frente aos 33,88% e 74%, respectivamente, obtidos no mesmo período do ano passado.
A OceanAir obteve uma participação 2,83% no mercado doméstico e ocupação de 67%, contra 2,09% e 63% em novembro de 2006, sendo que em outubro, foi de 2,94% e 65%, respectivamente. No acumulado de 2007, sua participação foi de 2,24% e a ocupação dos seus aviões foi de 62%, contra 1,37% e 57% registrados, respectivamente, no mesmo período de 2006.
A nova Varig, por sua vez, ficou com uma participação doméstica de 2,66%, apresentando ocupação de 49%. Em outubro, a empresa ficou com uma fatia de 2,73% do mercado doméstico e o mesmo nível de ocupação. No acumulado desse ano, a participação da aérea foi de 3,47%, enquanto o nível de ocupação médio dos seus vôos ficou em 53%. Em novembro de 2006, a companhia ainda não operava.
Fonte: Dados Comparativos, disponíveis em: anac.gov.br
7 de dezembro de 2007
Brigadeiro é contra a construção de um novo aeroporto em São Paulo
"Não cabe um novo aeroporto em São Paulo antes que se esgotem outros investimentos nos já existentes, com custos muito mais baixos. Com cerca de R$ 700 milhões, é possível construir a terceira pista em Guarulhos e resolver o problema da crise aeroportuária de forma mais econômica, rápida, equilibrada e competente. Incluindo os novos terminais, conseguiremos viabilizar o transporte de até 56 milhões de passageiros ao ano só em Cumbica", explica Adyr.
De acordo com estudos apresentados pelo brigadeiro no Fórum de Desenvolvimento Sustentável organizado pela Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende) - órgão não-governamental, que reúne poder público, iniciativa privada e sociedade civil - as duas pistas já existentes no Aeroporto de Guarulhos podem operar juntas com a terceira. Para Adyr, as decisões que têm sido tomadas para solucionar a crise estão baseadas nas conseqüências e não nas causas. "A crise aérea não surgiu agora, ela já tem de sete a nove anos, com raízes muito profundas. Os paliativos são bons, mas o problema é estrutural e não se resolve tão fácil."
Conforme pesquisa disponível no Banco de Dados e Indicadores Socioeconômicos de Guarulhos (BDISEG), a circulação registrada em outubro no aeroporto em Cumbica, foi maior que 1,726 milhões, que é um recorde histórico para um único mês. Isso equivale a uma média anual de 20,720 milhões de passageiros - a capacidade máxima que a estrutura atual comporta é de 21 milhões ao ano.
Fonte: Agência Estado, disponível em: ae.com.br
6 de dezembro de 2007
Webjet iniciará novos vôos a partir do dia 20 de dezembro
Em outubro desse ano, a participação no mercado doméstico da Webjet foi de 0,94%, em outubro de 2006 havia sido de 0,57%.
Fontes: jetsite.com.br ; ANAC: Dados comparativos, disponível em: anac.gov.br
5 de dezembro de 2007
Dúvidas sobre novas regras
Pelo plano anunciado na terça-feira, as empresas terão que dar créditos aos passageiros no valor de 5% dos bilhetes nos atrasos de 30 minutos a uma hora. Se o vôo atrasar de uma a duas horas, o reembolso será de 10% do valor. O ministério divulgou uma escala que vai até 50% do preço da passagem nos atrasos de mais de cinco horas. Segundo a assessoria, no entanto, não está decidido se a Medida Provisória já publicará a tabela de ressarcimento, para que possa ser aplicada assim que a MP for editada. Outra possibilidade é que a MP fale genericamente de medidas para compensar o passageiros, mas dê prazos à Anac e às empresas para se adaptarem ao novo sistema.
A assessoria afirmou que o plano de ressarcimento "não valerá necessariamente para o Natal". A medida prevê que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá, a partir do dia do vôo, prazo de um mês para julgar se o atraso foi de responsabilidade da companhia ou não. Se for, o passageiro terá direito ao ressarcimento, mas ainda não está claro como as empresas tornarão os créditos disponíveis, como será o sistema de informação aos clientes e os prazos em que eles poderão usar os créditos, no mesmo sistema das milhas atuais.
Fonte: Agência Estado, disponível em: ae.com.br
Aeronautas temem que nova regra afete segurança
Fonte: Agência Estado, disponível em: ae.com.br
GOL Anuncia Estatística de Tráfego de Novembro
Na GTA, o tráfego doméstico de passageiros (RPK) em novembro foi de 1.578 milhões e a capacidade (ASK) foi de 2.225 milhões. O tráfego internacional de passageiros (RPK) foi 173 milhões e a capacidade (ASK) foi de 280 milhões. Na VRG, o tráfego doméstico de passageiros (RPK) em novembro foi de 101 milhões e a capacidade (ASK) foi de 208 milhões. O tráfego internacional de passageiros (RPK) foi de 169 milhões e a capacidade (ASK) foi de 361 milhões.
* soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de passageiros pagantes em uma etapa de vôo pela distância da etapa média de vôo.
**soma dos produtos obtidos ao se multiplicar o número de assentos disponíveis em cada etapa de vôo pela distância da etapa média de vôo.
Fonte: GOL: Relações com Investidores, disponível em: voegol.com.br
3 de dezembro de 2007
Governo pretende aumentar tarifas em aeroportos de São Paulo
Esse reajuste poderá levar a um aumento de pelo menos R$ 40 para o passageiro, considerando um bilhete doméstico de ida e volta. O reajuste de tarifas em Congonhas e Guarulhos faz parte de um pacote que será apresentado nesta semana pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para conter a procura, o governo já havia diminuído o uso de pistas em Congonhas e transferido vôos. Agora, a idéia é desencorajar empresas e passageiros e obrigá-los a buscar alternativas.
O governo pretende transferir o fluxo de aeronaves para Viracopos, em Campinas, e outros aeroportos - que na comparação ficariam mais baratos. Se as medidas forem de fato implementadas, a taxa de embarque paga pelo passageiro de Congonhas passará dos atuais R$ 19,62 por trecho para R$ 39,24 - aumento de 100%. Somam-se a isso os repasses que as companhias poderão fazer com o aumento das tarifas pelo uso dos aeroportos.
Pelos planos do governo, as tarifas de pouso em Congonhas passariam de R$ 1,67 por tonelada para R$ 10,02 a tonelada, aumento de 500%. Com esse acréscimo, Gol, Varig e outras companhias que utilizam um Boeing 737, pagariam R$ 871,74 de tarifa para pousar em Congonhas, ante os R$ 145,29 atuais. Dividindo-se esse valor pelo número de passageiros, chega-se a um aumento de R$ 6,7 por passageiro (considerando uma ocupação de 70%). No caso do A320, usado pela TAM, a tarifa de pouso sobe de R$ 187,87 para R$ 1.127,25. O custo extra por passageiro, considerando a mesma taxa de ocupação, é de R$ 8,26.
Estão previstos ainda aumentos pelo uso do pátio de manobras em Congonhas. A idéia agora é dobrar o valor da tarifa a cada 30 minutos. Segundo o documento, a medida ajudaria a "estimular a eficiência em solo".
Fonte: estadao.com.br
Esse plano para tentar solucionar a crise do setor aéreo brasileiro só demonstra a completa falta de preparo técnico da equipe que comanda o setor, afinal, trata-se de pessoas escolhidas meramente por critérios políticos. É uma solução ridícula, enternecedora mesmo: destruir a oferta para readequá-la à reduzida infra-estrutura aeroportuária instalada.
O plano tem por objetivo principal desencorajar companhias aéreas e passageiros a usarem os aeroportos paulistanos, obrigando-os a buscar alternativas distantes a 100, 200 ou 300 km da cidade. O despreparado ministro e seus incompetentes assessores não percebem que quem escolheu São Paulo foi o público, não as empresas aéreas, ou seja, é a força da economia de São Paulo que gera tráfego. Essa súcia comandada por Jobim deveria ter planejado o início imediato da construção da terceira pista e do terceiro terminal de Guarulhos, sem falar na construção de um novo aeroporto para a capital paulista, obras essenciais, que já deveriam fazer parte de um planejamento sério para o setor, o qual há tempos vinha demonstrando sinais de superlotação nos aeroportos paulistanos. Mas nos últimos anos, só se viu mesmo a construção superfaturada de aeroshoppings, esquecendo-se da ampliação e construção de novas pistas, pátios e terminais.
Agora, em mais uma ação obtusa de Nelson Jobim, pretende-se, de vez, privar a capital econômica do país do direito de poder usufruir da comodidade do transporte aéreo. Se essas medidas forem implementadas, entrará em funcionamento "o efeito Jobim": os preços das passagens subirão, levando a uma diminuição no número de passageiros e, conseqüentemente, aviões voarão vazios, vôos serão extintos, ou seja, um verdadeiro ciclo vicioso. Mais uma vez, serão os passageiros e as companhias aéreas que pagarão a conta.
Assim, o governo está conseguindo abortar a decolagem de um setor que finalmente vinha conseguindo uma democratização econômica nunca antes vista. Por hora, só nos resta torcer para que a medida não seja aprovada e que Jobim e seu bando de neófitos deixem o Ministério da Defesa o mais breve possível.
Embraer e Flight Options fecham acordo para 100 jatos Phenom 300
A Embraer e a Flight Options, uma das maiores empresas de jatos privados do mundo, com sede em Cleveland, no estado de Ohio, nos EUA, assinaram contrato para a compra de 100 jatos Phenom 300, com opções para mais 50 aviões do mesmo modelo. Este é o maior pedido de jatos executivos Phenom já realizado. O valor total do negócio, referenciado a preço de tabela de 2007, é de US$ 746 milhões,podendo atingir US$ 1,12 bilhão, caso todas as opções sejam exercidas. Um acordo adicional para um programa de manutenção e suporte tem valor superior a US$ 200 milhões.
“A seleção do Phenom 300 pela Flight Options como uma das suas principais estratégias para o seu crescimento futuro é recompensador e, ao mesmo tempo, uma honra para todos nós da Embraer. Isso claramente valida os conceitos do projeto de conforto superior,desempenho excepcional e alta disponibilidade do Phenom 300 e fortalece sua posição de liderança no mercado”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer.
O relacionamento entre a Embraer e a Flight Options começou em 2003, com a aquisição do seu primeiro Legacy 600. Atualmente, a empresa opera uma frota de oito jatos executivos Legacy 600.
“A reputação da Embraer de empresa inovadora e fabricante de produtos de primeira linha se evidencia em cada aspecto do Phenom
Alinhado com a visão da Embraer de oferecer soluções integradas, a Flight Options contará com um programa completo de suporte e manutenção preparado especialmente para o perfil de operação da empresa. Este programa, junto com o projeto de alta disponibilidade do Phenom 300, permitirá que a Flight Options maximize a utilização da frota e reforce a rentabilidade.
Alguns números da Embraer:
- Número de empregados (05/10/2007): 23.770;
- Pedidos firmes em carteira (05/10/2007): R$ 17,2 bilhões;
- Receita Líquida*: 3° Trimestre 2007 : R$ 2,7 bilhões ; 3º Trimestre 2006: R$ 1,9 bilhão, crescimento de 42%. Valor acumulado do atual exercício (01.01.07 a 30.09.07): R$ 6,7 bilhões, no mesmo período de 2006: R$ 5,9 bilhões, crescimento de 13,56%;
- Lucro Líquido*: R$ 306 milhões (3° Trimestre 2007); R$ 163 milhões (3° Trimestre 2006), crescimento de 87,73%. No acumulado do atual exercício: R$ 444 milhões, sendo que no mesmo período de 2006 foi de: R$ 406 milhões, ou seja, crescimento de 9,36%;
Fontes: Embraer: Sala de Imprensa, disponível em: embraer.com.br ; Bovespa: Para Investidores - Empresas Listadas, disponível em: bovespa.com.br .
BRA: Pedido de recuperação judicial é aceito
Fonte: Agência Estado. Disponível em: ae.com.br